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Abertura De Empresa Em Piracicaba [Passo A Passo]

Quando o assunto é a abertura de empresa em Piracicaba, muitos empreendedores possuem dúvidas e não sabem exatamente por onde começar. Foi pensando nisso, a Sol Azul Contabilidade decidiu preparar um guia completo sobre o tema.

Aqui neste conteúdo, você que sonha em empreender e montar o próprio negócio, terá a oportunidade de conferir todas as etapas que estão relacionadas à abertura de uma empresa de forma simples e objetiva.

Então não perca a oportunidade, continue conosco e acompanhe este artigo até o final para saber mais.

1.Contrate uma contabilidade em Piracicaba

Para o empreendedor que tem por objetivo, investir na abertura de empresa em Piracicaba, a primeira coisa a se fazer é contratar um serviço de contabilidade.

O contador poderá esclarecer suas dúvidas, cuidará de todos os trâmites legais para abertura da empresa, e também das obrigações pós abertura.

São funções e responsabilidades da contabilidade:

  • Abertura e legalização de empresas;
  • Cálculo de impostos e emissão de guias;
  • Cálculo de pró-labore e folha de pagamento;
  • Controle de CND (Certidões Negativas de Débito);
  • Escrituração de movimentos fiscais e contábeis;
  • Elaboração do Balanço e outros documentos contábeis;
  • Entrega das obrigações acessórias exigidas pelo fisco;
  • Dentre outros itens importantes.

Diante de todas essas responsabilidades, confie a gestão contábil dos seus negócios para a Sol Azul Contabilidade, um escritório referência na região, e com mais de 30 anos de mercado.

2.Separe os documentos necessários para abertura de empresa em Piracicaba

Logo após a contratação da contabilidade, você receberá orientações e precisará reunir alguns documentos, incluindo:

  • Cópia autenticada do RG ou CNH;
  • Cópia simples do CPF;
  • Cópia do comprovante de residência;
  • Certidão de casamento (se casado);
  • Última declaração de Imposto de Renda (se declarante);
  • Cópia do carnê IPTU ou da inscrição imobiliária do imóvel onde será instalada a empresa;
  • Contrato social ou requerimento de empresário em três vias.

Em caso de dúvidas com a documentação, não se preocupe, pois, o profissional de contabilidade saberá exatamente como orientar e auxiliar você.

3.Defina um regime tributário e uma natureza jurídica para abertura de empresa em Piracicaba

Quando o assunto é a abertura de empresa em Piracicaba, antes mesmo de iniciar as atividades do seu negócio, você precisará tomar algumas decisões importantes.

Para começar, com o apoio e orientação da contabilidade, será preciso definir um regime tributário e uma natureza jurídica.

O regime tributário indica como serão apurados e calculados os impostos da empresa. São três alternativas disponíveis:

Por sua vez, a natureza jurídica ou tipo de empresa é o modelo que será adotado para constituição do negócio e seu registro na Junta Comercial.

Existem opções para quem deseja empreender de forma individual e também para aqueles que desejam montar um negócio em sociedade. Conheça as opções:

  • EI – Empresário Individual;
  • SLU – Sociedade Limitada Unipessoal;
  • Sociedade Empresária Limitada;
  • Sociedade Simples;
  • Sociedade Anônima – S.A.

4.Escolha o CNAE para abertura de empresa em Piracicaba

Para o bom andamento do processo de abertura de empresa em Piracicaba, você também precisará definir no mínimo um CNAE para o seu negócio.

CNAE é a sigla para Classificação Nacional de Atividades Econômicas, um código composto por 7 dígitos numéricos, e que dentre outras coisas, indica para o fisco quais são as atividades desenvolvidas por cada empresa.

De acordo com a legislação em vigor, toda empresa precisa ter no mínimo um código CNAE vinculado ao CNPJ.

5.Registro da empresa na Junta Comercial

Reunidos os documentos e tomadas as primeiras decisões, a contabilidade poderá iniciar de forma efetiva, os trâmites legais para abertura de empresa em Piracicaba.

A partir deste ponto, a primeira coisa a se fazer é registrar a empresa na JUCESP – Junta Comercial do Estado de São Paulo.

A Junta Comercial é o órgão responsável por receber os pedidos de abertura, alteração contratual e encerramento de empresas.

Atualmente, este processo acontece de forma eletrônica, ou seja, sem necessidade de deslocamento presencial até uma unidade da Junta.

6.Emissão do CNPJ para abertura de empresa em Piracicaba

Dando sequência ao passo a passo para abertura de empresa em Piracicaba, a contabilidade providenciará a emissão do CNPJ.

CNPJ é a sigla para Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, um documento emitido pela Receita Federal e obrigatório para todas as empresas instaladas aqui no Brasil.

A título de comparação e a nível de importância, podemos dizer que o CNPJ possui para as pessoas jurídicas, o mesmo valor que o CPF para as pessoas físicas.

7.Emissão da Inscrição Estadual

Por sua vez, com o CNPJ em mãos, a contabilidade providenciará a emissão da Inscrição Estadual da empresa.

A Inscrição Estadual é um documento emitido pela Secretaria Estadual de Fazenda de São Paulo, sendo considerado obrigatório para todas as empresas contribuintes de ICMS.

Empresas que comercializam mercadorias, por exemplo, não podem emitir suas notas fiscais sem antes receber este documento.

8.Emissão da Inscrição Municipal e Alvará de Funcionamento

Caminhando para o fim do nosso passo a passo completo sobre abertura de empresa, será hora de obter dois documentos fundamentais junto à Prefeitura de Piracicaba.

Estamos falando da Inscrição Municipal e do Alvará de Localização e Funcionamento, ambos fundamentais para que sua empresa funcione de forma regularizada.

Além disso, é importante destacar, que a depender da atividade da empresa, a Prefeitura pode exigir algumas licenças especiais para liberação do Alvará, dentre elas:

  • Licença Ambiental;
  • Licença da Vigilância Sanitária;
  • Certificado de Vistoria do Corpo de Bombeiros.

9.Cadastro no FGTS e na Previdência Social

Por fim, para que a empresa seja considerada apta e possa efetivamente iniciar suas atividades, a contabilidade concluirá o processo com os seguintes registros:

  • Registro na Previdência Social (para recolhimento do INSS);
  • Registro na Caixa Econômica Federal (para recolhimento do FGTS).

Assim que tudo estiver em ordem e toda documentação for liberada, a empresa estará apta para iniciar suas atividades.

Deseja saber mais sobre a abertura de empresa em Piracicaba e abrir o seu negócio sem qualquer tipo de complicação?

Então, não perca mais tempo, entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas!

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