fbpx

Fraude contábil: O que é, tipos de fraudes e como identificar? 

O que é uma fraude contábil?

Fraude Contábil é uma ato intencional para falsificar informações, com a finalidade de enganar investidores e acionistas, ou seja, é a omissão de dados importantes para mostrar uma imagem que não é verdadeira da empresa, isso envolve registros contábeis, receitas, despesas, ativos e passivos.

As fraudes mais comuns são a superestimação de receitas e despesas para apresentar lucros maiores do resultado verdadeiro, a ocultação de dívidas, e omissão de passivos. 

As fraudes contábeis  geram consequências como processos judiciais, multas e penalidades regulatórias, além de denegrir a imagem da empresa e a saída de investidores e clientes gerando a perda de confiança.

Como identificar uma fraude Contábil?

Para investigar uma fraude requer tempo, é um processo minucioso, sendo necessário auditores para realizar a operação nas empresas. Iremos listar algumas informações que ajudarão você a identificar uma possível fraude fiscal.

  • Verifique a procedência das informações financeiras: através de relatórios faça uma análise e verifique se as receitas e despesas parecem bater com o que a empresa costuma faturar,  ​​para o tamanho e tipo de empresa.
  • Analise os fluxos de caixa: é uma das principais áreas da empresa onde acontecem as fraudes, portanto analise o movimento do caixa e verifique tudo que entra e sai e perceba se os números são coerentes.
  • Observe as variações em relação ao histórico: Veja o relatório financeiro dos meses anteriores, caso a receita tenha aumentado em grandes proporções, é um sinal vermelho.
  • Fique atento a transações incomuns: pagamentos a fornecedores desconhecidos, ou compra de produtos que não tem a ver com o que a empresa vende, são fortes indicadores de que tem algo errado.

Homem com calculadora, prevenir fraude contábil

Qual a diferença entre fraude e erro contábil?

O erro contábil é algo involuntário seja na transação ou em evento financeiro, sendo comum acontecerem por falha humana ou por sistemas contábeis, sendo corrigido imediatamente quando é descoberto.

A fraude contábil é premeditada sobre o relatório financeiro para enganar os investidores. Em resumo, o erro contábil não é proposital e a fraude, sim, o que elas têm incomum e a distorção das informações.

Quais são os tipos de fraude?

Esses tipos de fraudes ocorrem em diversos ramos do negócio. Alguns deles são:

  1. Fraude contábil: Ação premeditada em relação ao faturamento da empresa.
  1. Fraude fiscal: Encobrir receitas e impostos.
  1. Fraude de identidade: Uso não permitido das informações pessoais de outros para receber dinheiro como crédito e empréstimo.
  1. Fraude de cartão de crédito: Uso indevido do cartão seja crédito ou débito para compras
  1. Fraude eletrônica: Uso inapropriado de sistemas para roubos com vírus nos computadores.
  1. Fraude de seguro: A apresentação fraudulenta para receber indenizações de seguros.
  1. Fraude de investimento: promessa de retornos financeiros falsos para convencer as pessoas a investir dinheiro
  1. Fraude de propriedade intelectual: é quando a pessoa se apropria de um conteúdo ou produto se passando pelo autor.

A importância da auditoria

informação financeira da empresa e que venham estar em conformidade com as leis e regulamentos, a auditoria também é importante para evitar riscos financeiros, com a responsabilidade de fazer avaliações e relatar os déficits da organização aos gestores.

Com a auditoria frequente nas empresas, a organização passa mais credibilidade aos investidores, geralmente a auditoria é realizada uma vez por ano, contudo a frequência vai depender da legislação e das regulamentações de cada organização.

Em casos de fusões e aquisições também é importante solicitar a auditoria,essa ação melhora a governança corporativa, fazendo com que a empresa tenha saúde financeira.

O que o auditor deve fazer ao detectar uma fraude?

Assim que o auditor identifica uma fraude, deve agir com cautela , ele deve reunir provas suficientes para constatar a suspeita de fraude através das informações financeiras, feito isso o auditor deve comunicar de imediato a gestão da empresa sobre a fraude, se a fraude tomar grandes proporções deve informar autoridades governamentais como a polícia.

O auditor precisa agir com ética, tomando medidas necessárias, usando estratégias para obter a eficácia da auditoria, quanto mais rápido for detectado, menos impacto negativo a empresa terá.

Consultoria Financeira Sol Azul

Através da consultoria financeira você pode ter a orientação de onde buscar os melhores auditores para sua empresa, prevê riscos financeiros, consegue gerenciar as dívidas, obtém tomadas de decisões mais assertivas, além de saber aplicar com inteligência o dinheiro nas ações da sua empresa.

A Sol Azul, atua no mercado há mais de 20 anos, prestando serviço de qualidade, damos prioridade no atendimento humanizado, oferecemos abertura e encerramento de empresas, suporte fiscal, contábil e pessoal para auxiliar na gestão de seus negócios e sempre com o objetivo de inovar nos processos. Nossa equipe é comprometida e focada na saúde financeira da sua empresa.

Trazemos informações e dicas importantes para seus negócios, contabilidade e finanças em nosso blog. Gostou? Então compartilhe!

Sugestão de Posts:

Invista no sucesso da sua empresa!

Como podemos te ajudar? Converse com um dos nossos especialistas em contabilidade.

Posts relacionados

Enviar mensagem
Olá, posso ajudar?! +55 19 99635-0093
Olá,
Como posso ajudar?