fbpx

10 aplicativos para seu controle financeiro, saiba como planejar suas finanças 

Hoje muitos órgãos têm o controle financeiro do que gastamos, seja como pessoa física ou jurídica. E quando não conseguimos pagar nossas dívidas, eles nos cobram e fazem o nosso nome ir para a lista de inadimplentes.

Essa é uma situação que nenhuma pessoa ou empresa deseja estar. Empresas com nome sujo não conseguem crédito para financiamento, pessoas físicas também mal conseguem um cartão de crédito com limite suficiente.

Os principais órgãos controladores são:

  1. Serviço de Proteção ao Crédito (SPC): Empresa privada que contém os dados das pessoas físicas e jurídicas inadimplentes e que fornece para os seus clientes de empresas de créditos.
  1. Serasa Experian: Oferece os mesmos serviços da empresa SPC
  1. Banco Central do Brasil (BCB): É um órgão do governo federal que é responsável por fiscalizar o sistema financeiro brasileiro.
  1. Procon: Órgão do governo que fiscaliza os juros abusivos e os direitos do consumidor.
  1. Tribunais de Justiça: Sua atuação acontece quando casos são levados diante da justiça para ser julgado, gerando acordos para quitação de dívidas e intimação ao pagamento de dívidas.

Quais as consequências de não ter um controle financeiro?

De acordo com a BBC Brasil, somente no ano de 2022 para cada 100 famílias, 78 ficaram endividadas. Número alarmante e que gera uma cadeia de consequências para a economia, que diminui o poder de compra, aumentando o nível de pobreza no país. E com isso o governo precisa criar programas que facilitam o pagamento das dívidas dessas famílias para a economia voltar a crescer novamente.

O mesmo acontece com empresas endividadas, que decretam falência e trazem prejuízos para a economia com quebradeiras em efeito cascata e muito desemprego.

Mas não é só isso, estar endividado gera consequências como ansiedade e depressão, além da dificuldade em focar nas tarefas pessoais e do negócio, o que afeta a autoestima, poder de investimento e crescimento e até mesmo gerando conflitos entre familiares, sócios e colaboradores.

Diante deste cenário vemos o quão importante é ter um controle de gastos para sua saúde financeira e mental. Confira a seguir dicas de como organizar os seus gastos e aplicativos para a sua praticidade.

Controle financeiro, o que é e porque é importante?

É um hábito da organização, com o objetivo de controlar os impulsos pelas compras desnecessárias e saber classificar quando algo é emergencial, prioridade e não essencial. Isso vale nas finanças pessoais, mas principalmente na parte administrativa e contábil do negócio.

Mesmo que você demore para entrar no ritmo de organização, não desista, cada um tem seu tempo, entretanto quando queremos alcançar algum objetivo é preciso nos esforçar. 

Controlar suas finanças contribui muito para alcançar boa parte de seus objetivos, então o que não falta são motivos para você se organizar financeiramente.

O controle financeiro vai muito além de não gastar, se torna um estilo de vida, melhora o ambiente familiar e empresarial trazendo tranquilidade, te incentiva em investir em algo que possa gerar lucro no futuro, te proporciona a alegria de presentear a quem se ama sem receio se vai conseguir pagar e até mesmo desperta vontades antes adormecidas como, ajudar instituições carentes.

Caderno ou excel para o controle financeiro?

Sabemos que sem um registro dos boletos e compras ficamos completamente perdidos, por isso se faz necessário um lugar para deixar tudo anotado para melhor controle de suas finanças.

Tanto para o caderno físico quanto para a planilha no computador, os métodos são eficientes, isso depende muito da pessoa, os que preferem ter um controle manual, usam o caderno, os que não gostam de escrever, anotam no excel.

No entanto a planilha do computador tem as fórmulas que podem te oferecer cálculos facilitados muito mais precisos e rápidos, o que evita erros de resultado ou mesmo projeções. Não é tão difícil quanto parece, na internet existem vídeos e artigos ensinando quais as fórmulas utilizar para você implementar na sua planilha e automatizar os cálculos, uma vez que consegue e acostuma-se, você não quer mais deixar de usar.

Com o avanço dos recursos tecnológicos, além dos cadernos e planilhas, temos os aplicativos que tornam através de interfaces um relatório esclarecedor de tudo que estamos gastando.

Quais os melhores aplicativos financeiros?

Abaixo iremos listar os dez melhores aplicativos para seu controle financeiro:

  • Minhas economias: Gratuito
  • Mobills: Versão gratuita e premium
  • Guiabolso: Gratuito
  • Organizze: Versão gratuita e premium
  • Spendee: Gratuito
  • Conta Azul: Versão gratuita e premium
  • Money lover: Gratuito
  • Toshl: Versão gratuita e premium
  • Wallet: Gratuito, recomendado para ser usado na versão IOS pois oferece mais utilidades
  • Wisecash: Gratuito

É importante ter cuidados com certos tipos de aplicativos que você não conhece, muitos atuam clandestinamente com a intenção de pegar seus dados pessoais e invadir contas bancárias, fique atento e só baixe aplicativos recomendados por sites e empresas confiáveis.

Por que realizar uma consultoria financeira?

Mesmo com aplicativos ainda há pessoas que não conseguem se organizar, é neste momento que se faz necessário a ajuda de uma consultoria financeira, pois ter um consultor vai ajudar na identificação do problema, trazendo a solução e fazendo com que você seja mais confiante na administração de suas finanças.

A consultoria financeira, traz inúmeros benefícios  para você como o planejamento financeiro, ensina a economizar para as emergências, e investir em algo para ter uma renda extra ou aumentar o lucro do seu negócio principal.

A Sol Azul  atua na consultoria financeira e contábil há mais de 30 anos, com time experiente, atendimento focado, sempre trazendo o que há de mais novo na área das finanças.

  • Saiba mais sobre a consultoria financeira clicando aqui.

Sugestão de Posts:

Invista no sucesso da sua empresa!

Como podemos te ajudar? Converse com um dos nossos especialistas em contabilidade.

Posts relacionados

Enviar mensagem
Olá, posso ajudar?! +55 19 99635-0093
Olá,
Como posso ajudar?