fbpx

Educação financeira: dicas para você se livrar das dívidas

Nota-se que muitos brasileiros não tiveram educação financeira e isso gera uma série de consequências na vida do cidadão. A maioria das compras são realizadas através do cartão de crédito, que é um dos maiores motivos de inadimplência.

Segundo a pesquisa do Serasa, há cerca de mais de 70 milhões de inadimplentes só em janeiro de 2023. Mas o lado bom é que tem aumentado as opções para quitação das dívidas, facilitando a pessoa limpar seu nome e recomeçar seus projetos financeiros.

O que é educação financeira?

É uma disciplina através dos hábitos relacionados às finanças e que leva a decisões inteligentes, é essencial para todas as pessoas, idades e classes sociais, isso faz com que a pessoa venha ter uma segurança para situações de emergências, investimentos, realizar viagens, comprar uma casa, carro, faculdade e outros projetos.

Isso evita gastar com coisas desnecessárias, evita que o seu nome vá para o SPC, e ajuda a realizar metas a longo prazo como a aposentadoria. Quem tem educação financeira consegue adquirir a habilidade de negociar e empreender.

Quais são os quatro pilares da educação financeira?

  • Finanças Pessoais: a pessoa deve conscientizar, administrar suas contas pessoais, elaborar planilha, controlar as dívidas, e guardar dinheiro para alcançar as metas.
  • Compreender o Mercado Financeiro: é entender como funciona o sistema do mercado financeiro, isso diz respeitos as ações na bolsa de valores, títulos, fundos mútuos, produtos bancários e como isso pode nos impactar e na economia global.
  • Habilidades de Investimento: Ensina onde, quando e como investir nas ações ou na abertura de uma empresa.
  • Comportamento Financeiro: Você passa a entender que muitos gastos são movidos pelas nossas emoções, e precisamos ter autocontrole, ter gestão das nossas emoções significa ter controle sobre nosso dinheiro.

Qual é a importância da educação financeira?

Promove a estabilidade financeira, desenvolve o hábito de guardar dinheiro o que faz com que  dificilmente você fique sem reserva, evita dívidas, ajuda a realizar seus objetivos, melhora o bom humor e até os relacionamentos ficam melhores.

Quais são os tipos de educação financeira?

  • Pessoal: poupança e gerenciamento de dívidas.
  • Empresarial: envolve qual ramo investir, gestão de riscos, e poder de negociação.
  • Para crianças: através das mesadas, os pais já podem conscientizar seus filhos a controlar os impulsos na hora de comprar um brinquedo ou vídeo game.
  • Jovens adultos: ajuda como os jovens podem quitar empréstimos estudantis, como comprar o primeiro carro, economizar para casamento e adquirir uma casa.
  • Aposentados: ensina como ampliar os benefícios da aposentadoria
  • Investimentos: habilidade em como escolher o melhor investimento e a melhor forma de aplicar o dinheiro.

O que fazer para controlar os gastos?

Primeiro, crie uma planilha e estipule um valor mensal para suas despesas, em seguida anote tudo que for comprar para saber onde foi gasto, uma dica são os aplicativos para controle financeiro.

Priorize o que é emergência e o que pode esperar, se for necessário cancele algumas assinaturas que você não usa com frequência e tenha o hábito de comprar no dinheiro (enquanto aceitarem nos estabelecimentos) pois ajuda você ter mais controle.

Estabeleça metas financeiras e tenha uma conta poupança.

Podemos analisar e constatar que educação financeira tem tudo a ver com disciplina e tem ligação com as emoções.

Dicas para quitar as dívidas de forma rápida

  • Priorize suas dívidas
  • Tente quitar sua dívida de uma vez quando tiver no final das parcelas
  • Pesquise sobre feirões de quitação de dívidas em sua cidade, os juros costumam ser mais baixos
  • Corte gastos desnecessários
  • Busque ajuda de uma consultoria financeira
  • Seja persistente e não desanime, o processo de quitação exige disciplina e paciência, no final, o esforço valerá a pena.

Quais métodos posso usar para aprender sobre educação financeira?

Com a tecnologia, vemos várias formas de aprender, seja através de vídeos, seja por livros, dentro de uma sala de aula ou pelo celular, mas não deixe de expandir seus conhecimentos na educação financeira, para conquistar os objetivos é preciso foco.

Consultoria financeira Sol Azul

Muitos não consegue êxito na jornada da disciplina financeira, é nesses momentos que é necessário a ajuda do consultor pois ele vai te dar as ferramentas e te direcionar, avaliando a atual situação financeira em que se encontra, desenvolvendo um plano de ação, saber das suas metas, oferecer noções de investimentos e está acompanhando  seu  passo a passo.

A Sol Azul tem mais de 30 anos de experiência oferecendo atendimento de qualidade, além da consultoria oferecemos serviços de abertura e encerramento de empresa, suporte fiscal, contábil e pessoal.

Temos como objetivo o custo benefício para você. Visamos pela ética, transparência e comprometimento do nosso trabalho.

Sugestão de Posts:

Invista no sucesso da sua empresa!

Como podemos te ajudar? Converse com um dos nossos especialistas em contabilidade.

Posts relacionados

Enviar mensagem
Olá, posso ajudar?! +55 19 99635-0093
Olá,
Como posso ajudar?