fbpx

Contabilidade para Comércio: Veja como funciona

Como fazer a contabilidade para comércio?

A contabilidade é um serviço necessário para o sucesso de qualquer empresa, incluindo o comércio que é um dos principais setores para o aquecimento da economia brasileira

O primeiro passo antes de tudo, é definir quais os tributos de acordo com o enquadramento da empresa, entre eles estão: Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real. Em seguida organizar os documentos fiscais, como os cupons fiscais, recibos e notas de entrada e saída. 

Para agilizar o serviço dos contadores é importante separar os documentos por tipo e data.

Manter o controle de estoque é outro ponto importante para quem tem comércio, através do controle das entradas e saídas das mercadorias e realizar periodicamente o inventário, que mostra também o valor total dos produtos armazenados.

Mostrar o fluxo do caixa é um tipo de declaração legal à contabilidade e mostra como está a saúde financeira da empresa

Contabilidade para representante comercial

Você sabe o papel de um representante comercial? Ele é o intermediador entre a empresa e o cliente, com a finalidade de apresentar os serviços, negociar preços, condições de pagamento, e mostrar quais os benefícios que o cliente terá com o serviço ou produto da empresa, além de sempre estar atualizado sobre as informações do mercado e realizar pesquisas dos concorrentes.

Agora que você já sabe o papel de um representante comercial, iremos falar sobre a parte contábil, pois muitos trabalham por conta própria e não sabem o passo a passo na hora de realizar os devidos cálculos e estar em dia com a receita federal.

Após ter escolhido o tipo de tributo que se encaixa melhor a estrutura da empresa, é necessário registrar todas as movimentações financeiras, como receitas, despesas, custos, pagamentos, e recebimentos. É importante deixar registrado em um livro específico como o Livro Diário ou o Livro Razão.

Registrar as entradas e saídas, comparar o extrato dos cálculos contábeis com os extratos da conta bancária da empresa, chamado de conciliação bancária e por fim, outros comprovantes, que mostram o fluxo financeiro da empresa.

Como funciona a contabilidade para padarias?

Ter uma padaria é a garantia de uma fonte de renda estável, se tiver uma boa gestão e estratégia. A padaria é um estabelecimento essencial para nosso café da manhã, é lá que você pode ter a chance de fidelizar clientes através de amizades saudáveis, pode criar produtos feitos pela própria casa e gerar empregos.

Quando todo negócio começa a expandir, faz-se necessário a contratação de mais gente, o serviço da contabilidade não deixa você ficar perdido e faz você saber exatamente onde o seu dinheiro está sendo investido. Iremos resumir sobre tudo o que precisa ser feito para prestar as contas da sua padaria.

Já com o regime tributário feito, é preciso registrar as despesas como aluguel, fornecedores, notas fiscais, luz, água e todos os alimentos para produção, principalmente a farinha. É importante calcular cada valor para não ultrapassar a margem de gastos e com isso deixar a empresa sem capital de giro.

Após todas essas orientações, a equipe da Sol Azul contabilidade estará pronta a oferecer todo o suporte e tirar as dúvidas que surgirem para manter as contas da sua empresa em dia.

Como funciona a contabilidade para lojas?

Quando se fala de uma loja os segmentos são muitos, vão desde  roupas, calçados, brinquedos, papelaria, produtos de casa, elétrica, industrial, ferramentas e utilidades em geral.

Sabemos que para manter uma loja é preciso cuidar de um conjunto de operações, além do controle de estoque, limpeza, funcionários, produtos e promoções. Para isso, é preciso registrar todas as operações financeiras dos caixas, gerar o relatório das notas fiscais para levar junto à contabilidade, afinal estar em dia com a receita federal traz tranquilidade e evita transtornos futuros.

A contabilidade para as lojas se faz tão necessária, que pode evitar erros na gestão e ajuda para uma melhor decisão corporativa.

Contabilidade para comércio, Sol Azul Contabilidade

Como é a contabilidade para supermercados?

A contabilidade para um supermercado no Brasil segue as mesmas regras e princípios contábeis aplicados na contabilidade para comércio. Ela tem como objetivo registrar e controlar todas as operações financeiras e patrimoniais do supermercado, gerando informações precisas e confiáveis sobre a situação econômica e financeira do negócio.

Entre as principais atividades realizadas pela contabilidade de um supermercado estão:

  • Registro de todas as entradas e saídas de dinheiro: Todos os valores que entram e saem do caixa do supermercado devem ser registrados de forma precisa, incluindo vendas, pagamentos de fornecedores, despesas com salários, aluguel, impostos, entre outros.
  • Controle de estoques: O supermercado precisa ter um controle eficiente do estoque de produtos, e a contabilidade é responsável por registrar todas as movimentações de mercadorias, como compras, vendas e perdas.
  • Emissão de notas fiscais: O supermercado precisa emitir notas fiscais para todas as vendas realizadas, e a contabilidade é responsável por gerar esses documentos, além de calcular e recolher os impostos devidos.
  • Fechamento de balanços: A contabilidade deve fechar o balanço contábil do supermercado regularmente, consolidando todas as informações financeiras e patrimoniais do negócio em um relatório claro e objetivo.
  • Elaboração de relatórios gerenciais: Além do balanço contábil, a contabilidade deve produzir relatórios gerenciais com informações relevantes para a tomada de decisões pelos gestores do supermercado, como análises de desempenho financeiro e projeções de resultados futuros.

Precisa de contador para Comércio? Conte com Sol Azul contabilidade

A contabilidade para comércio exige cuidados especiais, pois diferentemente da prestação de serviço, são muitos cálculos de entrada e saída que precisam ser feitos. Por isso, você precisa de uma empresa especializada para te ajudar.

A Sol Azul Contabilidade tem mais de 30 anos no mercado, com experiência consolidada, com soluções para seu negócio e com atendimento focado, ágil e humanizado.

Seja o próximo a fazer parte dos nossos cases de sucesso, além da contabilidade, oferecemos consultoria financeira e assessoria empresarial, mostrando para você quais atividades financeiras são necessárias para o sucesso de uma empresa.


Converse agora mesmo com a Sol Azul contabilidade

Sugestão de Posts:

Invista no sucesso da sua empresa!

Como podemos te ajudar? Converse com um dos nossos especialistas em contabilidade.

Posts relacionados

plugins premium WordPress
Enviar mensagem
Olá, posso ajudar?! +55 19 99635-0093
Olá,
Como posso ajudar?